Sempre cabe uma história

Certa vez fiz um curso de imersão em pensamento estratégico e, durante uma das aulas, a frase acima apareceu no slide e me marcou. Primeiro porque acredito nisso, segundo porque é muito difícil aplicar na vida real.
Digo isso porque, voltando no post anterior sobre o digital, é muito difícil inserir uma história dentro do marketing digital que as pessoas tanto acreditam ser o salvador das empresas. Hoje as pessoas querem apenas vendas. Mas se precisamos causar impacto na vida das pessoas, temos contar uma história.

Existem várias formas de dar vida a uma marca e várias estratégias para criar histórias, mas se engana quem pensa que o mais difícil vai ser criá-la. O mais difícil será ter tempo, e muitas vezes a aprovação da ideia, para criar o storytelling.

O que as empresas (em geral as menores) não conseguem entender, é que a criação de um storytelling faz parte da resolução de um problema central que pode ser o problema do consumidor. E que a marca está lá para resolver esse problema.

E como resolver esse problema?
Por meio de uma ideia. Mas tenha em mente a ideia deve ser simples.
Ideias são coisas abstratas e que assumem diversas formas na cabeça das pessoas, quanto mais complexo, mais difícil será de chegar ao ponto que você deseja, tornando sua história fraca.

Materialize sua ideia por meio de uma história com problema e solução, e impacte pessoas que buscam suprir essa necessidade. Incrível, né? Ideias e histórias fazem parte de nossas vidas, então por que ela não deve fazer parte de uma empresa?

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